PROFESSORES E ESTUDANTES TEM BENEFÍCIOS NO NOSSO SITE.

SAIBA MAIS

lg_oficina_textos_branco

  • MEUS PEDIDOS
Buscar

Urbanização Brasileira, A - Impresso

Este livro constitui um sólido instrumento para a compreensão da urbanização da sociedade e do território brasileiros. Com a perspicácia e a criatividade que lhe eram peculiares, Milton Santos apresenta seus processos norteadores; as principais características da formação socioespacial resultante; as repercussões na organização do espaço agrícola e urbano e as metamorfoses da rede urbana. Como fundamentos de método, elege temáticas e apresenta novas categorias com as quais revela as especificidades da urbanização brasileira e sua definição estrutural e funcional; as combinações com os fatores herdados e o seu movimento de conjunto, assim como os ritmos das mudanças sociais e territoriais e suas interseções.

Ver descrição completa

Urbanização Brasileira, A - Impresso

Editora:
a-urbanizacao-brasileira-299870.jpg
Impresso

descrição completa


Milton Santos analisa nesta obra as características do crescimento urbano no Brasil, tendo os processos sociais, econômicos e territoriais como os instrumentos centrais de análise.



O autor mostra a reorganização do território e identifica os elementos de estruturação do espaço, evidenciando uma tendência de desmetropolização das cidades brasileiras, em oposição ao fenômeno de metropolização dominante até meados dos anos de 1980, responsável pela fragmentação territorial.



Para dar conta das mudanças, deve-se tentar propor uma pequena teoria da urbanização brasileira como processo, como forma e como conteúdo dessa forma. Sua análise criativa e perspicaz faz do livro uma peça-chave para a compreensão da urbanização que, segundo ele, ao adquirir um maior grau de complexidade com o passar dos anos, não pode mais ser explicada pelos sistemas clássicos.

Especificação

AutorMilton Santos
SumárioSumário
Páginas173
Publicação2011
Formato14 x 21 cm
EncadernaçãoBrochura
Edição5