Benefícios exclusivos para professores e estudantes. Saiba Mais

Minha lista

Minha lista
de desejos

Carrinho0

Minhas compras

Itens
  • Seu carrinho está vazio :(
Finalizar pedidocontinuar comprando
Todas as Áreas
Editora:
O presente livro tem como objetivo principal analisar os meios de apli­cação dos trabalhos de campo ao ensino de Geografia, considerando dis­cussões em torno da organização da prática docente nos níveis de ensino fundamental e médio. O texto discorre sobre elementos que envolvem as diferentes fases de um trabalho de campo, demonstrando as possibilidades e as limitações dessa metodologia no processo de ensino de Geografia.
Ver descrição completa
Zoom na imagemSumárioDegustação

Os trabalhos de campo no ensino de geografia - Impresso

Selecione um formato:
  • Capítulos

    Selecionar capítulos
    • Talk

      Selecionar talks

      À vista por (-3% no depósito ou PIX)

      comprar

      Por: R$ 25,00

      Preço a vista: R$ 25,00

      À vista por (-3% no depósito ou PIX)

      Opções de Parcelamento:
      • à vista R$ 25,00
      Outras formas de pagamento
      Estoque máximo!
      Comprar

      Calcular a entrega para impresso

      Alterar
      Não sei meu CEP
      EntregaFretePrazo
      Quando decidimos socializar nossas reflexões sobre o potencial da exploração dos trabalhos de campo como metodologia de ensino, estávamos motivados por ricas experiências vivenciadas durante nossa formação universitária. Após a realização de inúmeros trabalhos de campo em diferentes disciplinas, aprendemos a reconhecer sua importância para a formação do profissional de Geografia - bacharel e licenciado - e passamos a refletir sobre as possíveis contribuições que seu uso pedagógico poderia prestar à educação básica.

      Dessa inquietação surgiu este livro, que teve como base a monografia produzida pela autora e apresentada como requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

      Em nossos estudos, compreendemos que a vivência de trabalhos de campo nas aulas de Geografia pode ser um importante aliado do educador ao contribuir para a construção do olhar geográfico dos estudantes. Isto porque acreditamos que uma formação sólida e significativa dos conhecimentos geográficos passa pelo aperfeiçoamento desse olhar ao longo da escolaridade, como meio para compreender gradualmente o espaço geográfico em sua complexidade.

      Como resultado, organizamos este livro em cinco capítulos principais. No primeiro, apresentamos algumas considerações gerais a respeito da metodologia de trabalhos de campo, destacando sua importância para o ensino de Geografia.

      No segundo capítulo, discutimos cada uma das etapas de um trabalho de campo, quais sejam: planejamento e organização; realização e relato de campo - destacando os elementos envolvidos em cada uma dessas etapas.

      Os conceitos de paisagem e lugar são abordados no terceiro capítulo. Acreditamos que esses conceitos geográficos, associados ao desenvolvimento da metodologia em questão, auxiliam na valorização do conhecimento prévio dos estudantes, à medida que salientam os aspectos visíveis do espaço geográfico e os vínculos afetivos e de identidade que eles podem ter com esse espaço.

      No quarto capítulo, expomos algumas das possibilidades e limites da utilização do trabalho de campo no ensino de Geografia da educação básica.

      Finalmente, no quinto capítulo, construímos algumas propostas de trabalhos de campo a partir de lugares conhecidos do município de Ilhéus. Pretendemos, com este livro, subsidiar as reflexões pedagógicas do professor de Geografia e a elaboração de atividades que desenvolvam trabalhos de campo no ensino fundamental e no médio.

      Esperamos que, ao longo desta leitura, os docentes se sintam estimulados a explorar os trabalhos decampo, convencidos de seu potencial para enriqueceras aulas, no ensino básico, de Geografia.

      Pergunte e veja opiniões de quem já comprou

      Especificação

      AutorKarina Fernanda T. V. Neves
      SumárioSumário
      Páginas139
      Sub-Títuloreflexões sobre a prática docente na educação
      ISBN978-85-7455-188-3
      Publicação2010
      Formato14x 21 cm
      EncadernaçãoBrochura
      Edição1

      Títulos Relacionados

      Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando,
      você está de acordo com as nossas políticas de utilização de cookies.


      Carregando...