PROFESSORES E ESTUDANTES TEM BENEFÍCIOS NO NOSSO SITE.

SAIBA MAIS

lg_oficina_textos_branco

  • MEUS PEDIDOS
Buscar

Os trabalhos de campo no ensino de geografia - Impresso

Novidade

O presente livro tem como objetivo principal analisar os meios de apli­cação dos trabalhos de campo ao ensino de Geografia, considerando dis­cussões em torno da organização da prática docente nos níveis de ensino fundamental e médio. O texto discorre sobre elementos que envolvem as diferentes fases de um trabalho de campo, demonstrando as possibilidades e as limitações dessa metodologia no processo de ensino de Geografia.
Ver descrição completa

Os trabalhos de campo no ensino de geografia - Impresso

Novidade

Editora:
os-trabalhos-de-campo-no-ensino-de-geografia
Impresso
De: R$ 25,00
Por: R$ 21,25
à vista
ComprarVendedor Oficina de Textos

De: R$ 25,00Por: R$ 21,25

Preço a vista: R$ 21,25

Economia de R$ 3,75

Comprar

descrição completa

Quando decidimos socializar nossas reflexões sobre o potencial da exploração dos trabalhos de campo como metodologia de ensino, estávamos motivados por ricas experiências vivenciadas durante nossa formação universitária. Após a realização de inúmeros trabalhos de campo em diferentes disciplinas, aprendemos a reconhecer sua importância para a formação do profissional de Geografia - bacharel e licenciado - e passamos a refletir sobre as possíveis contribuições que seu uso pedagógico poderia prestar à educação básica.

Dessa inquietação surgiu este livro, que teve como base a monografia produzida pela autora e apresentada como requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Em nossos estudos, compreendemos que a vivência de trabalhos de campo nas aulas de Geografia pode ser um importante aliado do educador ao contribuir para a construção do olhar geográfico dos estudantes. Isto porque acreditamos que uma formação sólida e significativa dos conhecimentos geográficos passa pelo aperfeiçoamento desse olhar ao longo da escolaridade, como meio para compreender gradualmente o espaço geográfico em sua complexidade.

Como resultado, organizamos este livro em cinco capítulos principais. No primeiro, apresentamos algumas considerações gerais a respeito da metodologia de trabalhos de campo, destacando sua importância para o ensino de Geografia.

No segundo capítulo, discutimos cada uma das etapas de um trabalho de campo, quais sejam: planejamento e organização; realização e relato de campo - destacando os elementos envolvidos em cada uma dessas etapas.

Os conceitos de paisagem e lugar são abordados no terceiro capítulo. Acreditamos que esses conceitos geográficos, associados ao desenvolvimento da metodologia em questão, auxiliam na valorização do conhecimento prévio dos estudantes, à medida que salientam os aspectos visíveis do espaço geográfico e os vínculos afetivos e de identidade que eles podem ter com esse espaço.

No quarto capítulo, expomos algumas das possibilidades e limites da utilização do trabalho de campo no ensino de Geografia da educação básica.

Finalmente, no quinto capítulo, construímos algumas propostas de trabalhos de campo a partir de lugares conhecidos do município de Ilhéus. Pretendemos, com este livro, subsidiar as reflexões pedagógicas do professor de Geografia e a elaboração de atividades que desenvolvam trabalhos de campo no ensino fundamental e no médio.

Esperamos que, ao longo desta leitura, os docentes se sintam estimulados a explorar os trabalhos decampo, convencidos de seu potencial para enriqueceras aulas, no ensino básico, de Geografia.

Especificação

AutorKarina Fernanda T. V. Neves
SumárioSumário
Páginas139
Sub-Títuloreflexões sobre a prática docente na educação
ISBN978-85-7455-188-3
Publicação2010
Formato14x 21 cm
EncadernaçãoBrochura
Edição1

Títulos Relacionados