PROFESSORES E ESTUDANTES TEM BENEFÍCIOS NO NOSSO SITE.

SAIBA MAIS

lg_oficina_textos_branco

  • MEUS PEDIDOS
Buscar

Uma Geografia Transversal e de Travessias - Impresso

Uma Geografia Transversal e de Travessias - Impresso

uma-geografia-massoni-97888905665
Impresso

descrição completa


Os textos reunidos marcam as etapas de um itinerário epistemológico e metodológico de longa duração, bem individualizado, constantemente balizado no campo indefinido do meio ambiente e nos limites instáveis e indefinidos das ciências da sociedade e das ciências da natureza. Isto é realizado a partir de uma geografia enriquecida pelas contribuições das disciplinas vizinhas e confrontada com diferentes configurações interdisciplinares. Os objetos estudados, meios, territórios e paisagens, ao mesmo tempo naturais e sociais, materiais e imateriais, sempre confusos e discordantes, são (re)construídos sob a forma de sistemas complexos e hibridizados submetidos à prática de terrenos variados na França e no exterior.



Os quatro capítulos da obra seguem as principais etapas de uma progressão cujo objetivo é dar, por meio de territórios e temporalidades, uma nova dimensão geográfica ao meio ambiente:



- No começo, há o Geossistema, conceito naturalista incluindo a priori um subsistema antrópico;

- Em torno do conceito de Território, são desenvolvidas uma história e uma arqueologia de longo alcance que enraízam os meios ambientes em suas respectivas sociedades;

- A noção de paisagem marca o aparecimento do sensível no campo do meio ambiente e o indispensável reconhecimento das representações socioculturais;

- O Geossistema-fonte (source), o Território-recurso (ressource) e a Paisagem-provedora (ressourcement) funcionam como três dados convergentes que abrem três vias interdependentes, construídas de modo científico, em um mesmo espaço geográfico. O meio ambiente resulta do jogo de suas interações no tempo como no espaço. O sistema tripolar GTP não substitui nada. Ele restabelece os indispensáveis estudos setoriais. Seu interesse epistemológico e metodológico é duplo: preservar a complexidade-diversidade do meio ambiente, ajudar a superar a falsa separação entre natureza e sociedade.

Especificação

AutorMessias Modesto dos Passos
SumárioSumário
Páginas332
ISBN978-85-8890-566-5
Publicação2007
Formato16 x 23 cm
EncadernaçãoBrochura
Edição1