PROFESSORES E ESTUDANTES TEM BENEFÍCIOS NO NOSSO SITE.

SAIBA MAIS

lg_oficina_textos_branco

  • MEUS PEDIDOS
Buscar

Sensoriamento remoto da vegetação - 2ª ed.

Prestigie os Autores do INPE

Nesta 2ª edição, são atualizados os principais conceitos relacionados à área, como comportamento espectral das plantas; aparência da vegetação em imagens multiespectrais e técnicas de processamento de imagens, entre outros; há também um novo capítulo sobre dados de radar no estudo da vegetação.
Ver descrição completa

descrição completa

Começando nos anos 1980 com mapeamento da cobertura vegetal brasileira: agrícola, florestal e monitorando o desflorestamento na Amazônia e remanescentes da Mata Atlântica , o sensoriamento remoto aplicado ao estudo da vegetação aprofundou-se para permitir a obtenção de parâmetros biofísicos da vegetação como a biomassa ou o índice de área foliar. Em suma, de uma descrição qualitativa é atualmente capaz de abordagem quantitativa, tanto no monitoramento de ecossistemas como na previsão de safras e estimativas relativas a áreas agrícolas.

Nesta 2ª edição, Sensoriamento Remoto da Vegetação atualiza os principais conceitos relacionados à área, como comportamento espectral das plantas; aparência da vegetação em imagens multiespectrais; técnicas de processamento de imagens; modelo de mistura espectral; índices de vegetação; um novo capítulo sobre dados de radar no estudo da vegetação. Para ilustrar os conceitos apresentados, a obra discute sua aplicação em casos reais.

Fruto de mais de 20 anos de trabalho dos autores na Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe, esta obra serve de referência para todos os profissionais envolvidos nesse campo, assim como pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Geografia, Meio Ambiente, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica.

Especificação

AutorFlávio Jorge Ponzoni, Yosio Edemir Shimabukuro, Tatiana Mora Kuplich
SumárioSumário
Páginas176
Sub-Títuloatualizada e ampliada
ISBN978-85-7975-053-3
eISBN978-97-8857-975-7
Publicação2012
Formato16 x 23 cm
EncadernaçãoBrochura
Edição2

Especificação de Capítulos

Capítulo 01Aqui são apresentados os conceitos básicos referentes à interação da radiação eletromagnética com a vegetação. Primeiramente são discutidos os aspectos intrínsecos dessa interação em nível de folhas isoladas e em seguida são apresentados os aspectos mais relevantes relacionados à interação da radiação eletromagnética com dosséis vegetais. Alguns conceitos radiométricos básicos são também apresentados.
Capítulo 02A vegetação assume diferentes padrões em imagens orbitais os quais são governados por suas características biofísicas (estruturas vertical e horizontal, biomassa, Índice de área foliar etc.). Nesse capítulo são apresentados detalhes importantes a serem considerados quando da interpretação visual e ao processamento digital de imagens orbitais visando extração de informação da cobertura vegetal.
Capítulo 03As imagens orbitais são compostas por números cujos valores são proporcionais à intensidade da radiação refletida pelos objetos presentes na superfície terrestre. Neste capítulo são apresentados aspectos importantes quanto à conversão dos números digitais presentes nas imagens orbitais em grandezas físicas (transformações radiométricas), incluindo a correção atmosférica com o objetivo de avaliar quantitativamente parâmetros biofísicos da cobertura vegetal.
Capítulo 04Neste capítulo é apresentada uma breve introdução aos princípios que regem a formação de imagens SAR (radar), incluindo as características dos alvos e mecanismos de espalhamento nessa região espectral. A vegetação e suas manifestações em dados SAR também são discutidos. São apresentados também alguns exemplos de aplicação de dados SAR no estudo da vegetação.
Capítulo 05este capítulo é dedicado à apresentação de alguns exemplos de aplicação das técnicas de sensoriamento remoto no estudo da vegetação. Foram incluídos exemplos de caracterização espectral, outros que incluem o emprego de índices de vegetação e da aplicação do modelo linear de mistura.

Títulos Relacionados