Rebaixamento temporário de aquíferos - 2ª ed.

Disponível em:

    Rebaixar o nível d’água para realizar escavações e construções em ambiente seco e seguro é uma operação cotidiana em engenharia urbana. Apesar de ser uma instalação temporária, é fundamental que seja corretamente dimensionada, implantada e mantida, a fim de assegurar condições técnicas e econômicas adequadas para a implantação da obra de engenharia definitiva.

    Rebaixamento Temporário de Aquíferos é um valioso manual. Abrange vários sistemas de rebaixamento e apresenta os critérios para seleção e dimensionamento de cada um deles e de seus equipamentos. Esses projetos específicos são completados pelo quadro de referência a respeito dos aspectos geotécnicos, hidráulicos e mecânicos de motores, bombas e demais componentes importantes, sem descuidar da drenagem superficial e profunda que os complementam.

    Entre os sistemas de rebaixamento são tratados: bombeamento direto; ponteiras; injetores e ejetores; e bombeamento submerso. Exemplos de casos reais e exercícios resolvidos permitem ao leitor compartilhar da grande experiência do engenheiro Urbano Alonso, um nome de destaque na prática da Engenharia.

    O livro destina-se a engenheiros civis, estudantes e demais profissionais envolvidos com obras civis.

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)