Sistemas meteorológicos atuantes no Brasil

Disponível em:
    À luz de uma nova edição de Tempo e Clima no Brasil, por coerência, temática e razões didáticas, optou-se por reorganizar os assuntos em duas obras. Nesse contexto, o livro Sistemas meteorológicos atuantes no Brasil agrupa exclusivamente os capítulos referentes aos sistemas sinóticos de tempo atuantes na América do Sul e suas influências nas regiões brasileiras.

    Nessa obra, o leitor encontrará discussões relacionadas a:
    - Frentes frias sobre o Brasil, sua variabilidade sazonal e interanual, e seus efeitos na temperatura e na precipitação.
    - Geadas e friagens na porção centro-sul brasileira, e a influência da Cordilheira dos Andes em sua formação.
    - Transporte de umidade por Jatos de Baixos Níveis e os resultados de sua intensificação ou redução em termos de anomalias de chuva.
    - Ciclones extratropicais, tropicais e subtropicais na América do Sul e seus mecanismos de formação.
    - Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) atuantes perto da costa do Nordeste brasileiro, com ênfase nos processos físicos e dinâmicos associados a eles.
    - Linhas de instabilidade desenvolvidas na costa Norte-Nordeste da América do Sul, que podem se propagar para dentro do continente.
    - Distúrbios Ondulatórios de Leste atuantes na vizinhança do Nordeste do Brasil, com suas características observacionais e de modelagem.

    Como novidade, a nova edição apresenta um capítulo discutindo um segundo tipo de VCAN, originado em latitudes subtropicais e médias e, por isso, frequentemente encontrado no extremo leste do oceano Pacífico Sul, que pode cruzar a Cordilheira dos Andes e provocar alterações no tempo sobre o centro-sul do Brasil.

    A obra ainda traz um olhar sobre a previsão do tempo, isto é, o prognóstico de processos como visibilidade, nebulosidade, precipitação, temperatura nas camadas baixas da atmosfera. Neste capítulo, realiza-se uma descrição detalhada dos principais passos na elaboração de uma previsão de tempo de qualidade.

    Destinado a estudantes e professores da área de Meteorologia e afins, o livro Sistemas meteorológicos atuantes no Brasil faz uma revisão e análise detalhada dos principais sistemas sinóticos de tempo que impactam o País de forma direta ou indireta.

    À vista por
    (-5% no depósito ou PIX)