Elementos de fundações em concreto - 2ª ed. - impresso

Disponível em:
    Diante da complexidade do projeto estrutural de edificações, é comum que engenheiros e projetistas se depararem com uma série de questionamentos: o que se pode considerar como segurança razoável ou como resistência adequada? O que é custo aceitável? Que vida útil deve ser prevista?

    Em Elementos de fundações em concreto, o engenheiro e professor João Carlos de Campos detalha e exemplifica os cálculos estruturais, e também discute as características e as aplicações de fundações em concreto armado.

    As etapas da Análise Estrutural, o dimensionamento de peças de concreto e modelos de cálculo para o controle de fissuras, as características do solo e os cálculos de tensão: tudo isso pode ser encontrado no livro.

    Com esta valiosa referência, o leitor poderá construir uma visão abrangente e tecnicamente embasada sobre quando utilizar fundações rasas ou profundas, em que casos investir em radier e até mesmo quais os elementos de transição, como blocos e lajes, mais adequados em cada contexto.
    Cálculos e equações são um dos pontos fortes: Campos explica as fórmulas com base em imagens detalhadas, gráficos e informações cotejadas com as normas da ABNT em vigor.

    A primeira parte de Elementos de fundações em concreto trata dos conceitos preliminares fundamentais para a análise dos elementos de fundação:
    - estruturação (conceitos e análise estrutural);
    - ações e segurança nas estruturas (estados-limites, valores de ações e solicitações, combinações de ações);
    - concreto e aço para fins estruturais;
    - peças de concreto armado (verificações, dimensionamento e controle de fissuração); e
    - fundações (comportamento e interação solo versus elemento estrutural).

    A segunda parte trata das fundações rasas: fundações em sapatas submetidas a cargas concentradas e submetidas a momentos e sapatas especiais. A terceira parte aborda as fundações profundas (fundações em tubulão e fundações em estaca), com destaque para o cálculo de carga e dimensionamento.

    A quarta parte trata dos elementos de transição, como blocos sobre estacas ou tubulões e lajes apoiadas sobre estacas ou diretamente sobre o solo. Como material complementar, são oferecidos 35 anexos, com equações para cálculo de deformações, gráficos de coeficientes do solo e detalhamento de bloco sobre uma a seis estacas, entre outros dados.

    Na 2ª edição de Elementos de fundação, o mesmo conteúdo é apresentado com redução de 35% de páginas, proporcionando uma leitura mais direta e concisa. Todas as normas foram atualizadas, principalmente a NBR 6122, enquanto textos, equações e figuras foram revistos e complementados.

    Por: R$ 198,00X de no cartão

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes