Disponível em:

    Uma importante parte dos bens públicos, particulares e empresariais são bens imóveis. Sua avaliação consiste em providenciar uma estimativa de valor a ser aplicado em decisões sobre algum imóvel ou terreno. Os informes avaliatórios dão suporte para as decisões relativas ao uso e à disposição desses bens, subsidiando os profissionais que atuam nessas decisões.


    Quando é necessária uma avaliação de mercado? Entre diversos outros casos, é possível citar:


    - Transferência de propriedade: auxiliar compradores e vendedores;


    - Financiamento e crédito: parâmetros para decisão, com ou sem hipoteca;


    - Justa indenização nos casos de desapropriação: estimar valor antes e após a desapropriação;


    - Base para taxações (impostos): seja para impostos sobre heranças ou doações, IPTU etc.


    Tendo ministrado mais de uma centena de cursos na área de Engenharia Legal no Brasil e no exterior, Sérgio Antonio Abunahman teve um papel fundamental ao compilar sua experiência e seus aprendizados em um curso básico de Engenharia Legal e de Avaliações, agora em sua 5ª edição, atualizada e ampliada.


    Com linguagem clara e acessível aos iniciantes no campo e aos que já percorreram as estradas forenses, o autor entrelaça os universos da Engenharia e do Direito na busca de uma melhor compreensão acerca do mercado de diversos tipos de imóvel.


    O primeiro capítulo da obra se dispõe a explicar os conceitos gerais a respeito do processo de avaliação, como as situações em que tal ferramenta se faz necessária, as normas que regem essa técnica e os fatores de homogeneização fundamentais para a correta compreensão dos dados de mercado.


    O segundo e o terceiro capítulo apresentam os métodos de cálculo para avaliação de construções e terrenos urbanos, enquanto os capítulos seguintes se concentram na avaliação de imóveis rurais, comerciais, residenciais, jazidas minerais e máquinas e equipamentos.


    Todos os métodos de cálculo do livro trazem exemplos de laudos de avaliação de imóveis redigidos pelo professor Sérgio Antonio Abunahman. Assim, além das etapas constituintes do processo de avaliação, o leitor compreenderá também a linguagem empregada em tal trabalho.


    No capítulo 12 da obra são expostos casos reais de perícia em sinistros, como o incêndio do teatro do Hotel Nacional Rio, em que o engenheiro Sérgio Antonio Abunahman atuou como perito, com toda a documentação do processo, o histórico e a perícia judicial.


    O último capítulo, novidade desta 5ª edição, compila três laudos elaborados por profissionais em parceria com o autor, oferecendo ao leitor mais exemplos reais dos conceitos e métodos apresentados.


    O livro Engenharia Legal e de Avaliações é uma importante contribuição para ampliar o mercado de atuação de engenheiros, arquitetos e agrônomos, e o inestimável legado de um profissional tão competente, que deve ser lembrado e celebrado.

    Por: R$ 118,00X de no cartão

    À vista por
    (-5% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes