Soja: do plantio à colheita - 2ª ed. - Impresso

Disponível em:
    A soja é considerada uma das culturas mais importantes do mundo, fonte de proteína e óleo vegetal para a alimentação humana e animal e matéria-prima para diversas indústrias. Importante produto de exportação, a soja representou 16% do PIB do agronegócio em 2018.

    A soja é considerada uma das culturas mais importantes do mundo, fonte de proteína e óleo vegetal para a alimentação humana e animal e matéria-prima para diversas indústrias. Importante produto de exportação, a soja representou 16% do PIB do agronegócio em 2018.

    Graças aos avanços tecnológicos, os incrementos de produtividade e a expansão da área de cultivo permitiram que o Brasil partisse de uma participação de 0,5% na produção mundial de soja na década de 1950 para tornar-se o maior produtor mundial em 2019.

    O livro Soja: do plantio à colheita relata de forma clara e didática a evolução de sua produção e a importância econômica que a soja assumiu no Brasil e nas exportações do agronegócio, essencial fonte de divisas atualmente.

    A botânica e a fenologia da soja, com sua taxonomia, morfologia, hibridação, estádios reprodutivos, ciclo, tipos e hábitos de crescimento, são descritas no capítulo 2 e as exigências edafoclimáticas, no capítulo 3.

    Vindos dos Estados Unidos, os primeiros cultivares não eram adaptados às condições de clima tropical, de modo que foram desenvolvidos programas de melhoramento para a obtenção de cultivares mais apropriados às nossas condições edafoclimáticas. Há atualmente 2.105 registros de cultivares e materiais experimentais pré-comerciais de soja.

    A obra apresenta os importantes avanços em tecnologias transgênicas, como obtenção de cultivares tolerantes a herbicidas e resistentes a insetos-pragas. Trata também da agricultura de precisão aplicada, com gestão da fertilidade do solo, tratamento localizado de plantas invasoras e pragas e automatização de veículos agrícolas, que é um promissor caminho para a minimização dos insumos aplicados, gerando economia e reduzindo impactos ambientais.

    Soja: do plantio à colheita aborda toda a cadeia produtiva desse grão, como preparo do solo e plantio, época de semeadura e população de plantas, adubação, rotação e sucessão, irrigação e colheita. O livro explica os métodos para manejo de pragas, doenças e plantas daninhas e trata da comercialização de commodities agrícolas e da gestão de riscos.

    Soja: do plantio à colheita reúne alguns dos principais pesquisadores e especialistas de instituições como Embrapa, UFV, Esalq-USP, UFSJ, Ceulp/Ulbra, UFT, Bayer, Monsanto e Agrosecurity para explicar as mais recentes e relevantes tecnologias para a produção da soja no Brasil.

    Por: R$ 136,00X de no cartão

    À vista por
    (-5% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes