Orçamento de obras em foco - 4ª ed.

Disponível em:
    O orçamento, além de ser uma exigência legal, é uma peça-chave no ciclo de vida da construção. Está presente desde os primeiros ensaios até a aprovação do projeto básico, fazendo parte inclusive da documentação integrante da licitação. As informações contidas nele têm reflexos nos instrumentos de gerenciamento da obra, como o cronograma físico-financeiro e os boletins de medição e faturamento, além dos controles de custo do empreendimento. Finda a obra, a importância do orçamento permanece, pois ele servirá de referência para outras obras semelhantes.

    Orçamento de obras em foco faz uma análise dos custos diretos, dos custos indiretos e das despesas indiretas que compõem o BDI, e expõe as limitações impostas para estas últimas pelos órgãos de controle. Também traz conhecimentos específicos sobre licitações, planilhas de orçamento, encargos sociais, fiscais e trabalhistas, custos e projeto de canteiros de obras, e aponta os principais erros cometidos na preparação do orçamento.

    Por meio de uma linguagem clara e exemplos práticos, o livro apresenta os conhecimentos e ferramentas necessários ao domínio da técnica de orçar, tão necessária aos engenheiros tanto para a elaboração do orçamento quanto para sua análise e aprovação.

    À vista por
    (-5% no depósito ou PIX)