Fundamentos de garantia de escoamento - Impresso

Disponível em:
    Desde seus primórdios, no final da década de 1970, a produção de petróleo e gás nos impôs crescentes desafios tecnológicos. Recordes de perfuração e completação de poços, e de produção de campos em lâmina d´água cada vez mais profundas, tiveram que ser quebrados e novas tecnologias foram desenvolvidas. A produção de petróleo e gás em ambientes offshore, somente tornou-se realidade com uma forte dose de inventividade, alicerçada por um gerenciamento holístico de experiências prévias e de uma miríade de conhecimentos multidisciplinares oriundos de trabalhos incessantes de pesquisa, de conhecimentos advindos da academia e, também, da cooperação da indústria de produção de equipamentos e insumos.

    Dentro desse escopo, o surgimento e a contínua evolução da atividade multidisciplinar de garantia de escoamento tem sido o ponto-chave para o atingimento dos objetivos de produzir petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas. Esta abordagem foi criada por um pequeno grupo de pesquisadores do Centro de Pesquisas da Petrobras, em meados da década de 1990, e refere-se à aplicação de um conjunto de técnicas e métodos com objetivo de garantir a produção multifásica de petróleo, gás e água, desde o reservatório até às facilidades de superfície. Um pouco mais adiante, “Garantia de Escoamento” acabou ganhando um nome internacional: Flow Assurance e se tornou um jargão mundialmente conhecido.

    ”Fundamentos de Garantia de Escoamento” é fruto de um conjunto de conhecimentos que tem sido sistematicamente grangeados e acumulados por profissionais da Petrobras, dentre os quais os três autores dessa obra. Seu objetivo é servir de livro-texto base em nosso idioma pátrio para profissionais e estudantes que tenham interesse na área de produção de petróleo.

    À vista por
    (-5% no depósito ou PIX)

    Ver mais detalhes