Estudos do clima no Brasil - Impresso

Disponível em:
    O livro reúne a produção científica em Climatologia Geográfica dos anos de 1971 a 2000. O autor, na ótica do paradigma do ritmo, avalia cento e oito trabalhos acadêmicos - dissertações de mestrado e teses de doutorado - realizados e defendidos nos programas paulistas de pós-graduação: o da USP (FFLCH, São Paulo/SP) e os da UNESP (Presidente Prudente e Rio Claro).

    Na introdução, ao traçar um rápido panorama da produção do Professor Monteiro - o "semeador" do ritmo climático no Brasil - ao longo dos anos de 60, Zavattini resgata obras fundamentais e apresenta o modelo de avaliação que aplicaria à colheita das três "safras" decenais.

    O capítulo 1 que contém a produção científica levantada e criteriosamente analisada encerra-se com o inventário das obras com análise rítmica, o qual agrega as sessenta e três contribuições que souberam empregar o paradigma.

    O capítulo 2 serve-se desse inventário para tornar visíveis, por meio de quadros e cartogramas, o tempo e o espaço do ritmo do clima no Brasil.

    Nas considerações finais, o autor retoma as idéias iniciais da obra e aponta tanto para os avanços da Climatologia Geográfica no Brasil, como para as oportunidades presentes e futuras.

    Por: R$ 82,00X de no cartão

    À vista por
    (-5% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes