Meteorologia: noções básicas

Disponível em:
    O tempo e o clima afetam atividades econômicas e nosso cotidiano, sendo as mais óbvias agricultura, recursos hídricos, vestuário, saúde e meio ambiente. Ao mesmo tempo sofre influência direta da ação antrópica, com inquietação internacional para as mudanças climáticas. Nas últimas décadas, a aquisição de dados meteorológicos e os modelos de previsão do tempo experimentaram um extraordinário aperfeiçoamento, ganhando credibilidade e interesse, inclusive da população.

    Hoje, o jornal em qualquer mídia apresenta e explica a dinâmica meteorológica. Embora façam parte de um sistema complexo, os fenômenos meteorológicos são apresentados nesta obra de forma simples e didática, desde os conceitos básicos de composição e estrutura da atmosfera até a previsão do tempo e do clima e as mudanças climáticas.

    Ao longo de seus 13 capítulos, Meteorologia aborda temas como radiação solar, temperatura, umidade do ar, estabilidade e pressão atmosférica, ventos, observação da atmosfera, padrão global dos ventos, modelos conceituais, poluição atmosférica e classificação climática, tudo numa linguagem direta e clara, amplamente ilustrado e com exemplos específicos de tempo e clima no Brasil. A Obra se destina ao público amplo cuja área de estudos é influenciada pela Meteorologia, sem que esta seja sua especialidade: biólogos, geógrafos, ecólogos, agrônomos, geólogos, engenheiros e muitos outros.

    À vista por
    (-5% no depósito ou PIX)