Prospecção geoquímica - Impresso

Disponível em:
    A geoquímica pode ser definida de forma simples como a ciência que trata da química da Terra como um todo, e de suas partes componentes. A geoquímica trata da distribuição e da migração dos elementos químicos dentro da terra, no espaço e no tempo (B.H.Maison,1917). Embora o termo geoquímica tenha sido introduzido pelo químico suíço Schönbein em 1838, esta ciência teve seu grande desenvolvimento a partir do século XX. Reconhecemos na geoquímica, uma das áreas das geociências, de fundamental importância para o conhecimento de nossa água, solo e subsolo, assim como a contribuição dos levantamentos geoquímicos no estabelecimento de políticas públicas que venham contribuir com a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.

    Este livro, escrito a varias mãos, reúne em 22 capítulos desde o histórico dessa ciência, passando pelos conceitos básicos, ferramentas da geoquímica aplicadas às inúmeras atividades e métodos de prospecção de depósitos minerais metálicos, não metálicos, petróleo e gás. Para um melhor entendimento dos conceitos formulados são incluídos quatro estudos de casos de prospecção geoquímica em diversos ambientes e regiões do Brasil. Desenvolvido por técnicos de conceituadas instituições públicas de ensino e pesquisa de nosso país, constitui importante contribuição ao ensino dessa ciência, para o conhecimento das nossas potencialidades minerais e o entendimento do meio ambiente como um todo.

    Se por um lado o conhecimento é um importante fator na construção da soberania de uma nação, por outro lado a descoberta e o aproveitamento das riquezas de nosso solo e subsolo é imperativo para consolidação da nossa competitividade num mundo globalizado. Portanto, o lançamento desta obra contribuirá sobremaneira para a afirmação da nossa independência em termos de recursos minerais.

    Por: R$ 200,00X de no cartão

    À vista por
    (-5% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes