• Publique conosco

    Áreas e linhas de publicação

    A editora Oficina de Textos publica obras destinadas ao público acadêmico e profissional nas áreas de Engenharia civil e elétrica, Arquitetura, Geologia, Mineração, Geografia, Agronomia, Biologia, Meio Ambiente, Sensoriamento Remoto, Física e Energia. Livros que não se encaixem em uma dessas áreas não serão avaliados. Não publicamos pesquisas de iniciação científica ou dissertações de mestrado.

    A editora não publica livros de divulgação científica, infantis, ficção, crônicas, biografias, reportagens, religiosos ou autoajuda, entre outras áreas. Pedimos que não sejam enviados originais dessas linhas. A editora tampouco publica livros “sob encomenda” mediante pagamento dos custos de produção. Teses de doutorado transformados em livro poderão ser aceitos.


    Envio e análise de originais

    Os originais poderão ser enviados em formato impresso por correio (a/c Departamento Editorial; R. Cubatão, 798; 04013-003; São Paulo – SP) ou em arquivo Word ou PDF por e-mail (editorial@ofitexto.com.br).

    Além do original, pedimos que seja enviado um currículo atualizado do autor ou link para o currículo Lattes. Também solicitamos uma breve carta em que se explique o tema da obra e o público a que se destina (graduação, pós-graduação, profissionais etc.). Caso o autor deseje, também poderá destacar diferenciais da obra, seja em seu conteúdo ou em sua abordagem, ou outros aspectos relevantes do original a serem considerados na avaliação.

    A editora não confirma o recebimento de originais. Materiais enviados por correio não serão devolvidos – em caso de recusa, os originais serão destruídos. Independentemente da forma de envio dos textos, solicitamos a inclusão de um endereço de e-mail para contato, pois as respostas referentes ao processo de avaliação serão encaminhadas por correio eletrônico em prazo de até 4 meses.

    Caso a obra seja aceita, contataremos o autor por e-mail. A editora não cobra de seus autores nenhum valor pela produção da obra. A remuneração ao autor será feita por meio de direitos autorais acertados previamente em contrato.

  • Conselho Editorial

    Cylon Gonçalves da Silva

    Cylon Gonçalves da Silva

    Doutor em Física pela Universidade da Califórnia em Berkeley, fundador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (que desenvolve pesquisas em nanotecnologia). Físico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (2004-2005) e Coordenador Adjunto de Programas de Cooperação Internacional e Energia da FAPESP. Atualmente é professor titular da UNICAMP e presidente da Ceitec S.A., fabricante de semicondutores ligada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia).

    Dóris C. C. K. Kowaltowski

    Dóris C. C. K. Kowaltowski

    Formou-se com louvor em Arquitetura em 1969 pela Universidade de Melbourne (Austrália) e obteve o Mestrado e Doutorado em Arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA). Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pela FEC-Unicamp, foi Coordenadora do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Diretora Associada. É também membro da Coordenação da Área de Arquitetura e Urbanismo da Fapesp e líder de grupo de pesquisa (Metodologia de Projeto em Arquitetura) do CNPq e do grupo de trabalho Qualidade do Projeto da Antac.

    José Galizia Tundisi

    José Galizia Tundisi

    Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Oceanografia pela University Of Southampton. Possui graduação em História Natural também pela USP. Foi professor da Escola de Engenharia de São Carlos e professor titular da USP. Atualmente é professor titular da Universidade Feevale (Novo Hamburgo – RS), consultor internacional e presidente do IIE (Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos – SP), membro titular da Academia Brasileira de Ciências e do "staff" do Ecology Institute- Excellence in Ecology (Alemanha) e dirigente do Programa Internacional Mundial de Formação de Gestores de Recursos Hídricos para o IAP (InterAcademy Pannel- que representa 100 Academias de Ciências).

    Luis Enrique Sánchez

    Luis Enrique Sánchez

    Doutor em Economia dos Recursos Naturais e do Desenvolvimento pela Escola de Minas de Paris e especialista em Techniques Minières pela École Nationale de la Métallurgie et de l'Industrie des Mines de Nancy, Institut Polytechnique de Lorraine, França. Engenheiro de Minas e geógrafo pela Universidade de São Paulo (USP). Foi diretor da IAIA (International Association for Impact Assessment) da qual hoje é membro. Trabalhou na preparação e revisão de estudos de impacto ambiental e como consultor de órgãos governamentais e internacionais. Atualmente é professor titular da Escola Politécnica da USP, atuando em planejamento e gestão ambiental.

    Paulo Roberto do Lago Helene

    Paulo Roberto do Lago Helene

    Doutor em Engenharia com pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Especialista em Patología de las Construcciones pelo Instituto Eduardo Torroja em Madri, Espanha. Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador de renome, respeitado consultor de empresas privadas e presidente da ALCONPAT - Asociación Latino Americana de Contro lde Calidad, Patología y Recuperación de la Construcción.

    Rozely Ferreira dos Santos

    Rozely Ferreira dos Santos

    Doutora em Ecologia Vegetal pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Botânica e bióloga pela mesma instituição. Como consultora, colaborou com mais de 30 organizações, entre governamentais, privadas e do terceiro setor. Entre seus trabalhos destacam-se especialmente os planejamentos ambientais realizados nas áreas paulistas da Serra da Bocaina, Itatiaia, Serra do Mar, Vale do Ribeira e no zoneamento econômico-ecológico do Mato Grosso. Atualmente é livre-docente em Planejamento Ambiental pela Unicamp, onde leciona e realiza pesquisas desde 1994.

    Teresa Gallotti Florenzano

    Teresa Gallotti Florenzano

    Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e geógrafa também pela USP. Há mais de 20 anos é pesquisadora do Inpe, onde exerce o cargo de “pesquisador titular III”. Atua na docência e orientação dos cursos de mestrado em Sensoriamento Remoto e especialização Internacional em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas, bem como na docência e coordenação dos cursos O Uso Escolar de Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente e Sensoriamento Remoto de curta duração, na modalidade a distância.

  • Parceiros

    A Oficina de Textos acredita que parcerias com instituições, associações, promotores de eventos, conselhos e empresas são fundamentais no fortalecimento da ciência e no incentivo à inovação. Por isso ela oferece a seus parceiros condições e descontos especiais na aquisição de livros de excelência técnica*.

    Para participar, entre em contato com a Oficina de Textos pelo telefone (11) 3085-7933 ou pelo e-mail parcerias@ofitexto.com.br.

    Para indicar e/ou articular uma parceria, preencha o formulário disponível AQUI.

    Seja nosso parceiro!

    * somente títulos publicados pela Oficina de Textos

    Veja algumas das parcerias já firmadas e seus benefícios:

  • Quem somos

    A editora Oficina de Textos foi fundada em 1996 por Shoshana Signer, engenheira civil e mestre em Geotecnia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Por 32 anos Shoshana trabalhou em grandes obras hidroelétricas e em projetos de desenvolvimento e planejamento ambiental, o que lhe confere conhecimento para propor livros necessários à comunidade e convidar autores a compartilhar sua importante experiência acadêmica. A essa atividade ela se dedica hoje integralmente.

    A Oficina de Textos publica livros universitários e profissionais e visa promover, consolidar e difundir Ciência e Tecnologia brasileiras. No início, a linha editorial abrangia tópicos da Engenharia Civil, como Geotecnia, Tecnologia de Concreto e Barragens. Por afinidades, essa linha foi expandida para Geologia, Geografia, Agronomia e Meio Ambiente, por serem temas com abordagem transdisciplinar, de acordo com tendências modernas fomentadas pelas preocupações ambientais.

    Seguindo essas tendências, a editora tem acompanhado também o desenvolvimento e fortalecimento do Sensoriamento Remoto no Brasil – inclusive do Programa CBERS do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres –, e o crescente interesse de profissionais e da sociedade em utilizar essa ferramenta. Isso explica os diversos títulos publicados nessa área e aplicados às mais diversas finalidades: oceanos, meteorologia, estudos ambientais etc.

    A troca de conhecimento é promovida pela editora por meio da busca de títulos internacionais – que auxiliam e complementam o conhecimento nacional – e da exportação do que é produzido e pesquisado nacionalmente. Melhorar a cultura científica da população jovem brasileira é imprescindível para a formação de mais cientistas e inventores – base do desenvolvimento tecnológico e econômico de um país. Valorizar Ciência e Tecnologia permanentemente, seja em casa ou na escola, da criança ao jovem adulto, é outro objetivo da Oficina de Textos, que edita as séries Decifrando.a.terra.br, para crianças, e Inventando o Futuro, para adolescentes, jovens e público geral interessado em divulgação científica.

    A Oficina de Textos é comprometida em editar obras de qualidade, seja em conteúdo ou em suas etapas editoriais, e busca sempre a melhoria contínua e a satisfação total de seus leitores e parceiros.

    Missão

    Oferecer conhecimento técnico e científico para universitários e profissionais por meio de publicação exigente e divulgação direcionada.

    Visão

    Ser referência na publicação e divulgação do conhecimento técnico e científico no Brasil.

    Valores

    Equipe: faz a nossa diferença. Clientes: a nossa conquista diária. Projeto: a nossa excelência. P&D: o que nos impulsiona para o futuro. Gestão: conduz o nosso crescimento. Lucro: o resultado da nossa excelência.