PROFESSORES E ESTUDANTES TEM BENEFÍCIOS NO NOSSO SITE.

SAIBA MAIS

lg_oficina_textos_branco

  • MEUS PEDIDOS
Buscar

Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil

O livro aborda a classificação e a quantificação de resíduos e sua coleta, transporte e destinação.
Ver descrição completa

descrição completa

O livro aborda a classificação e a quantificação de resíduos e sua coleta, transporte e destinação. Explica a importância do gerenciamento para a redução de resíduos na fonte, sua reutilização e reciclagem e seu descarte ambientalmente correto.

Apresenta também a legislação brasileira e as normas técnicas referentes ao tema, assim como explicações detalhadas para a preparação e a organização adequadas de um canteiro de obras. Sua abordagem prática e exercícios ao longo dos capítulos facilitam sua compreensão e aplicação no canteiro.

Especificação

AutorAndré Nagalli
SumárioSumário
DegustaçãoDegustação
Páginas176
ISBN978-85-7975-125-7
eISBN978-97-8857-975-4
Publicação2014
Formato14 x 21 cm
EncadernaçãoBrochura
Edição1

Especificação de Capítulos

Capítulo 01O capítulo 1 apresenta um panorama sobre a gestão de resíduos de construção e demolição no Brasil e no mundo, trazendo indicadores sobre as taxas de geração de resíduos e um levantamento dos principais centros de pesquisa sobre o tema. Aborda também a evolução histórica que culminou nas atuais taxas de geração per capita de resíduos. Por fim, apresenta e discute alguns conceitos relacionados ao tema, comentando sobre os princípios básicos que norteiam o gerenciamento de resíduos (estratégias de gestão).
Capítulo 02No capítulo 2 abordam-se os aspectos legais e normativos que sustentam a gestão de resíduos de construção civil no Brasil. Dentre resoluções do CONAMA e normativas técnicas da ABNT apresentam-se os aspectos práticos e diretrizes mais relevantes
Capítulo 03No capítulo 3 aprofunda-se a questão das premissas de gerenciamento de resíduos, discutem-se possibilidades para aplicação destes conceitos nos canteiros de obra, propõem-se alguns mecanismos para auditoria, fiscalização e controle destas questões no canteiro de obras. Trata-se ainda dos impactos ambientais decorrentes da má gestão de resíduos de construção em canteiros de obras.
Capítulo 04No capítulo 4 aborda-se a geração de resíduos, dentre aspectos qualitativos e quantitativos. Apresentam-se formas de caracterizar os RCD e são apresentados alguns modelos para quantificação/predição destes resíduos disponíveis na bibliografia científica.
Capítulo 05No capítulo 5 apresenta-se a lista brasileira de resíduos sólidos, sua aplicabilidade aos RCD. Apresentam-se também estratégias para acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte e destinação dos resíduos discutindo-se conceitos aplicáveis e trazendo exemplos de como estas práticas podem ser materializadas nos canteiros de obra.
Capítulo 06O capítulo 6 discute o arranjo físico das estruturas que compõem e influenciam o gerenciamento dos resíduos sólidos em um canteiro. São propostos exercícios de fixação, sendo abordados os diferentes recursos envolvidos. O objetivo é apresentar ao leitor uma reflexão sobre como a questão dos resíduos sólidos podem ser otimizada em um canteiro.

Títulos Relacionados