Benefícios exclusivos para professores e estudantes. Saiba Mais

Minha lista

Minha lista
de desejos

Carrinho0

Minhas compras

Itens
  • Seu carrinho está vazio :(
Finalizar pedidocontinuar comprando
Todas as Áreas
Escolas sustentáveis relata um projeto pioneiro e ambicioso em educação para a sustentabilidade, que alia a discussão curricular a uma variedade de atitudes em gestão, no espaço arquitetônico das edificações e no relacionamento com a comunidade.
Ver descrição completa
Zoom na imagemSumárioDegustação

Escolas sustentáveis

Selecione um formato:
  • Capítulos

    Selecionar capítulos
    • Talk

      Selecionar talks

      À vista por (-3% no depósito ou PIX)

      comprar

      À vista por (-3% no depósito ou PIX)

      Estoque máximo!

      Calcular a entrega para impresso

      Alterar
      Não sei meu CEP
      EntregaFretePrazo
      A proposta deste livro é mostrar uma trajetória realista das escolas sustentáveis. Como desenvolver projetos coletivos transformadores se os tempos de reunião pedagógica são tão curtos e as pautas tão extensas? Como pensar em um trabalho extracurricular com alunos se os educadores acabam seu turno numa escola e tem que sair imediatamente para começar seu trabalho em outra unidade? Como fortalecer os laços com a comunidade se as reuniões de pais e mães estão sempre esvaziadas? Todos estes desafios foram enfrentados pelo Instituto Estre em seus projetos com escolas e, embora este livro não apresente uma solução mágica, ele foi elaborado como uma troca de experiências – caminho fundamental para a construção do conhecimento.

      O termo escolas sustentáveis está associado a escolas que praticam a educação ambiental de maneira consistente, com base em um projeto político-pedagógico (PPP), e muitas estratégias diferentes podem ser desenhadas nesse sentido. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Estre seguem uma metodologia que parte de quatro frentes: currículo escolar, edificações, gestão e relacionamento com a comunidade.

      O livro discute esses conceitos e apresenta ações desenvolvidas parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba e com Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Formas de organização, planejamentos e cronogramas, aulas abertas, coletivos da escola, oficinas de cocriação e diversas outras práticas são descritas e analisadas pelos autores. A obra se encerra com uma importante reflexão sobre escolas sustentáveis e políticas públicas.

      Parceria:

      Pergunte e veja opiniões de quem já comprou

      Especificação

      AutorJuscelino Dourado, Fernanda Belizário, Alciana Paulino
      Sobre o AutorJuscelino Antonio Dourado, Gestor ambiental, estudou Química na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade Lomonosov (Moscou, Rússia) e Administração de Empresas e Gestão Ambiental na Universidade de São Paulo (USP). Foi dirigente de empresas públicas e privadas, entre as quais atuou como chefe de Gabinete do Ministro da Fazenda e como diretor de Gestão da Estre Ambiental. É diretor executivo do Instituto Estre e atua nas áreas de educação e gestão ambiental, com foco em gestão tecnológica de resíduos, em planos de gestão sustentáveis e em ações de melhoria da qualidade ambiental. É coautor e organizador dos livros Reflexão e práticas em educação ambiental: discutindo o consumo e a geração de resíduos e Resíduos sólidos no Brasil: oportunidades e desafios da Lei Federal n. 12.305, além de artigos científicos na área de saneamento. É fundador e conselheiro do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA).

      Fernanda Belizário, Doutoranda em Pós-colonialismos e Cidadania Global no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. É mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e graduada em Ciências Sociais e Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP). Já trabalhou como gestora em instituições públicas e privadas nas áreas de educação e comunicação e foi professora universitária no Brasil. Foi gerente de Educação do Instituto Estre até 2013.

      Alciana Paulino
      Cientista social, educadora, escritora e gestora de projetos de educação, cultura e diversidade. Formada pela Universidade de São Paulo (USP), apaixonou-se por educação ambiental quando começou a trabalhar no Instituto Estre, em 2012. Hoje é gestora de Educação no instituto e editora e colunista da Revista Geni.
      SumárioSumário
      DegustaçãoDegustação
      Páginas144
      ISBN978-85-7975-222-3
      eISBN978-97-8857-975-6
      Publicação2015
      Formato17 x 24,5 cm
      EncadernaçãoBrochura
      Edição1

      Títulos Relacionados

      Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando,
      você está de acordo com as nossas políticas de utilização de cookies.


      Carregando...