Escolas sustentáveis
Escolas sustentáveis relata um projeto pioneiro e ambicioso em educação para a sustentabilidade, que alia a discussão curricular a uma variedade de atitudes em gestão, no espaço arquitetônico das edificações e no relacionamento com a comunidade.
Ver descrição completaEditora:
descrição completa
A proposta deste livro é mostrar uma trajetória realista das escolas sustentáveis. Como desenvolver projetos coletivos transformadores se os tempos de reunião pedagógica são tão curtos e as pautas tão extensas? Como pensar em um trabalho extracurricular com alunos se os educadores acabam seu turno numa escola e tem que sair imediatamente para começar seu trabalho em outra unidade? Como fortalecer os laços com a comunidade se as reuniões de pais e mães estão sempre esvaziadas? Todos estes desafios foram enfrentados pelo Instituto Estre em seus projetos com escolas e, embora este livro não apresente uma solução mágica, ele foi elaborado como uma troca de experiências – caminho fundamental para a construção do conhecimento.
O termo escolas sustentáveis está associado a escolas que praticam a educação ambiental de maneira consistente, com base em um projeto político-pedagógico (PPP), e muitas estratégias diferentes podem ser desenhadas nesse sentido. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Estre seguem uma metodologia que parte de quatro frentes: currículo escolar, edificações, gestão e relacionamento com a comunidade.
O livro discute esses conceitos e apresenta ações desenvolvidas parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba e com Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Formas de organização, planejamentos e cronogramas, aulas abertas, coletivos da escola, oficinas de cocriação e diversas outras práticas são descritas e analisadas pelos autores. A obra se encerra com uma importante reflexão sobre escolas sustentáveis e políticas públicas.
Parceria:
O termo escolas sustentáveis está associado a escolas que praticam a educação ambiental de maneira consistente, com base em um projeto político-pedagógico (PPP), e muitas estratégias diferentes podem ser desenhadas nesse sentido. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Estre seguem uma metodologia que parte de quatro frentes: currículo escolar, edificações, gestão e relacionamento com a comunidade.
O livro discute esses conceitos e apresenta ações desenvolvidas parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba e com Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Formas de organização, planejamentos e cronogramas, aulas abertas, coletivos da escola, oficinas de cocriação e diversas outras práticas são descritas e analisadas pelos autores. A obra se encerra com uma importante reflexão sobre escolas sustentáveis e políticas públicas.
Parceria:
Especificação
Autor | Juscelino Dourado, Fernanda Belizário, Alciana Paulino |
---|---|
Sumário | Sumário |
Degustação | Degustação |
Páginas | 144 |
ISBN | 978-85-7975-222-3 |
eISBN | 978-97-8857-975-6 |
Publicação | 2015 |
Formato | 17 x 24,5 cm |
Encadernação | Brochura |
Edição | 1 |
Títulos Relacionados
-
Avaliação de impacto ambiental - 2ª ed.
Com mais de 20 mil exemplares vendidos em sua primeira edição, o melhor livro na área ganha uma nova edição totalmente atualizada. São mais 88 páginas de conteúdo acrescentadas ao livro com assuntos de extrema relevância. -
Licenciamento ambiental municipal
Loteamentos urbanos e parcelamento do solo, regularização fundiária municipal, infraestrutura urbana, aeroportos, aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto, entre outros, são objeto de licenciamento ambiental municipal, tratados aqui. Responsabilidades, sanções e papel do Ministério Público completam essa concisa e eficiente publicação. -
Restauração florestal
Ricamente ilustrada, com exemplos práticos e estudos de caso, esta é uma referência completa e abrangente para estudantes de graduação e profissionais da área. -
Reflexão e práticas em educação ambiental
O livro discute temas tradicionais da educação ambiental sob novas perspectivas, a formação de equipes de educadores ambientais e os impactos do consumo e da geração de resíduos, entre outros temas. Inclui também uma série de exemplos práticos de atividades pedagógicas para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Uma referência importante para professores, educadores ambientais e pesquisadores. -
10,0 %
Ecossistemas urbanos
Apresenta os principais conceitos para o estudo do ecossistema urbano, como modificações de habitat, interações de processos ecológicos nas cidades e as reações provocadas pelos impactos antrópicos em ecossistemas. Inclui exercícios, perguntas e atividades de laboratório ao final de cada capítulo.