PROFESSORES E ESTUDANTES TEM BENEFÍCIOS NO NOSSO SITE.

SAIBA MAIS

lg_oficina_textos_branco

  • MEUS PEDIDOS
Buscar

Avaliação de impacto ambiental - 2ª ed.

Com mais de 20 mil exemplares vendidos em sua primeira edição, o melhor livro na área ganha uma nova edição totalmente atualizada. São mais 88 páginas de conteúdo acrescentadas ao livro com assuntos de extrema relevância.
Ver descrição completa

descrição completa

Mantendo a estrutura e a sequência dos capítulos, esta segunda edição foi inteiramente revista e atualizada. Inevitavelmente, foi também ampliada.

Dentre as principais novidades, destacam-se as várias menções aos Padrões de Desempenho Socioambiental da International Finance Corporation (IFC). Uma maior explicitação da noção de hierarquia de mitigação também está presente em vários capítulos. Outros novos temas, como justiça ambiental, serviços ecossistêmicos e impactos sobre a saúde, também foram incorporados a esta edição. Novos casos e exemplos reais são mencionados, ampliando a lista de EIAs de diversos países citados. Novas referências bibliográficas alertam os estudantes e profissionais da área para a importância de se manter atualizado. Mais referências também foram acrescentadas à seção Recursos, que permite ao leitor localizar fontes de informação e documentos técnicos seja para aprofundar estudos ou pesquisas, seja para melhorar sua prática profissional. Finalmente, um novo índice remissivo com mais de 400 termos facilita a consulta.

Com estas modificações, o autor espera que Avaliação de Impacto Ambiental: conceitos e métodos tenha se tornado não somente mais atual e mais completo, como também mais fácil de ser consultado pelo estudante, pelo pesquisador e pelo profissional.

Especificação

AutorLuis Enrique Sánchez
SumárioSumário
DegustaçãoDegustação
Páginas584
Sub-Títuloconceitos e métodos
ISBN978-85-7975-090-8
eISBN978-85-7975-113-4
Publicação2013
Formato21 x 28 cm
EncadernaçãoBrochura
Edição2

Especificação de Capítulos

Capítulo 01Cap 1: Conceitos e Definições
Explica e exemplifica os seguintes termos e conceitos utilizados em avaliação de impacto: ambiente, cultura e patrimônio cultural, poluição, degradação ambiental, impacto ambiental, aspecto ambiental, processos ambientais, avaliação de impacto ambiental e recuperação ambiental.
Capítulo 02Cap 2: Origem e difusão
Explica a institucionalização da avaliação de impacto ambiental nos Estados Unidos no final dos anos de 1960, como foi difundida internacionalmente e sua introdução em outros países. Apresenta o papel das convenções internacionais, sob a égide da ONU, e dos bancos multilaterais de desenvolvimento, chegando aos recentes Padrões de Desempenho de sustentabilidade Ambiental e Social do Banco Mundial.
Capítulo 03Cap 3:
Apresenta breve histórico da evolução da legislação ambiental n o Brasil e explica a introdução da avaliação de impacto ambiental e sua vinculação com o licenciamento ambiental.
Capítulo 04Cap 4:
Explica os objetivos da avaliação de impacto ambiental e as principais etapas do processo de análise da viabilidade ambiental de projetos com vistas a fundamentar decisões de investimento, licenciamento e financiamento. Contém exemplos das etapas dos processos de AIA no Brasil, Estados Unidos, África do Sul e Austrália.
Capítulo 05Cap 5:
Define potencial de impacto significativo como base para decisões sobre necessidade de preparação de um estudo de impacto ambiental. Descreve as principais ferramentas utilizadas em diferentes países. Contém um diagrama mostrando o campo de aplicação da AIA e sua relação com outros instrumentos de planejamento ambiental.
Capítulo 06Cap 6:
Explica como um estudo de impacto ambiental pode ser planejado de modo a analisar com suficiente detalhe os impactos significativos de um projeto. Apresenta critérios para definição de termos de referência de um estudo de impacto ambiental e como se dar a participação pública nessa etapa.
Capítulo 07Descreve as etapas de definição de escopo, diagnóstico ambiental, análise (identificação, previsão e avaliação) de impactos e formulação de medidas mitigadoras. Informa sobre os custos do processo de AIA.
Capítulo 08Apresenta ferramentas de identificação de impactos: matrizes, diagramas de interação e listas de verificação e dá exemplos de enunciados de impactos ambientais para diversos tipos de projetos. Mostra as diferenças entre aspecto e impacto ambiental.
Capítulo 09Cap 9:
Apresenta fundamentos para planejar o diagnóstico ambiental e os principais temas usualmente cobertos nesses diagnósticos, com vários exemplos extraídos de estudos de impacto ambiental. Mostra temas de diagnóstico para os meios físico, biótico e antrópico.
Capítulo 10Cap 10:
Conceitua previsão de impactos e indicadores de impactos. Contém exemplos extraídos de estudos de impacto ambiental de barragens, minas, rodovias e projetos urbanísticos; discute incertezas e erros de previsão.
Capítulo 11Cap 11:
Conceitua significância de impactos utilizando a combinação entre magnitude do impacto e valor/vulnerabilidade do componente ambiental afetado. Explica análise e comparação de alternativas em estudos de impacto ambiental.
Capítulo 12Cap 12:
Mostra como ferramentas simples de avaliação de risco podem ser utilizadas na avaliação de impacto ambiental de projetos e discute a importância de percepção de riscos por parte da comunidade.
Capítulo 13Cap 13:
Explica os tipos de medidas de mitigadoras e os programas socioambientais em um estudo de impacto ambiental e dá exemplos. Apresenta a noção de hierarquia de mitigação (evitar, reduzir, corrigir, compensar) e explica os usos de limites de cada nível da hierarquia. Explica as funções do monitoramento no plano de gestão ambiental.
Capítulo 14Cap 14:
Apresenta os principais problemas de comunicação em AIA, com destaque para os erros mais frequentes na organização, redação e apresentação de estudos de impacto ambiental. Mostra as diferentes necessidades de informação dos principais leitores dos estudos ambientais e a importância de apresentar a informação necessária para cada grupo.
Capítulo 15Cap 15:
Explica a tarefa de análise de um estudo de impacto ambiental feita por técnicos de um órgão ambiental e por analistas de outras entidades. Apresenta critérios de análise de um EIA e traz exemplos. Sintetiza estudos internacionais sobre qualidade de estudos de impacto ambiental.
Capítulo 16Cap 16:
Expõe os fundamentos de participação pública em matéria ambiental e as orientações internacionais a respeito. Apresenta escala de níveis de participação e explica diferenças entre consulta e engajamento. Descreve audiência públicas segundo a legislação brasileira.
Capítulo 17Cap 17:
Apresenta diferentes modalidades de processos decisórios relacionados à AIA em países selecionados, incluindo o licenciamento ambiental no Brasil. Discute a dicotomia em “decisão técnica” e “decisão política” e expõe fundamentos da negociação de conflitos de natureza ambiental.
Capítulo 18Cap 18:
Explica as funções e apresenta ferramentas de acompanhamento ambiental, incluindo supervisão, auditoria e monitoramento e dá exemplos de envolvimento da comunidade na fase de acompanhamento.

Títulos Relacionados