Arquitetura escolar
A partir de um histórico dos fundamentos da educação e de exemplos mundiais representativos, a pesquisadora apresenta tendências e mostra que a cumplicidade da arquitetura com a vida escolar proporciona um melhor rendimento intelectual. A ideia central é mostrar que a aplicação de metodologias específicas ajuda o arquiteto a entender seu papel singular na formulação e no detalhamento dos ambientes educacionais.
Ver descrição completaEditora:
descrição completa
Em tempos de crise na educação e de padrões insatisfatórios de desempenho escolar no Brasil, a arquiteta e pesquisadora Doris K. Kowaltowski traz à tona o dissenso sobre a real interferência de diferentes áreas de conhecimento na educação e apresenta nesta obra uma relação fundamental entre aprendizado e arquitetura, defendendo que a qualidade do desempenho escolar é influenciada pelo edifício e suas instalações.
Para a autora elementos como funcionalidade, usabilidade, identidade com a pedagogia e infraestrutura configuram a distinção e o reconhecimento do ambiente escolar em suas múltiplas funções.
A partir de um histórico dos fundamentos da educação e de exemplos mundiais representativos, a pesquisadora apresenta tendências e mostra que a cumplicidade da arquitetura com a vida escolar proporciona um melhor rendimento intelectual. A ideia central é mostrar que a aplicação de metodologias específicas ajuda o arquiteto a entender seu papel singular na formulação e no detalhamento dos ambientes educacionais.
Para a autora elementos como funcionalidade, usabilidade, identidade com a pedagogia e infraestrutura configuram a distinção e o reconhecimento do ambiente escolar em suas múltiplas funções.
A partir de um histórico dos fundamentos da educação e de exemplos mundiais representativos, a pesquisadora apresenta tendências e mostra que a cumplicidade da arquitetura com a vida escolar proporciona um melhor rendimento intelectual. A ideia central é mostrar que a aplicação de metodologias específicas ajuda o arquiteto a entender seu papel singular na formulação e no detalhamento dos ambientes educacionais.
Especificação
Autor | Doris C. C. K. Kowaltowski |
---|---|
Sumário | Sumário |
Degustação | Degustação |
Páginas | 272 |
Sub-Título | o projeto do ambiente de ensino |
ISBN | 978-85-7975-011-3 |
eISBN | 978-97-8857-975-3 |
Publicação | 2011 |
Formato | 21 x 28 cm |
Encadernação | Brochura |
Edição | 1 |
Títulos Relacionados
-
O Processo de Projeto em Arquitetura
Teoria e tecnologia em processos de projeto de arquitetura. -
Ilhas de calor
Livro que aborda, de forma acessível, com exemplos práticos e conceitos teóricos claros, como reduzir os impactos das ilhas de calor. -
Edifício ambiental
O livro aborda o desempenho, a qualidade e o impacto ambiental das edificações, explorando tópicos como ventilação natural, tecnologias de climatização e seleção de materiais; os impactos no clima das cidades provocado pelo ambiente construído e pelo adensamento urbano; ferramentas e métodos de simulação do desempenho ambiental; projetos e tecnologias aplicados em edifícios existentes; habitações sustentáveis para populações de baixa renda e o sistema de certificação ambiental de edifícios. -
Como arquitetos e designers pensam
Esta 4ª edição atualizada, traduzida pela Editora Oficina de Textos e apresentada pela profa. Doris Kowaltowski oferece ao público brasileiro uma das mais importantes e reconhecidas obras sobre o entendimento da arte de projetar. -
Qualidade ambiental na habitação
Em Qualidade Ambiental na Habitação a Avaliação Pós-Ocupação (APO) desfruta do papel principal na validação da qualidade do projeto. Reunindo contribuições de alguns dos principais pesquisadores brasileiros e expoentes internacionais na área, a obra é estruturada em três partes consecutivas, de forma didática.