PROFESSORES E ESTUDANTES TEM BENEFÍCIOS NO NOSSO SITE.

SAIBA MAIS

lg_oficina_textos_branco

  • MEUS PEDIDOS
Buscar no site

Métodos Numéricos em Recursos Hídricos Vol. 5 - Impresso

A coleção Métodos Numéricos em Recursos Hídricos chega ao seu quinto volume, apresentando três capítulos: Sistema Computacional de Hidrodinâmica Ambiental, Modelo Matemático de Células de Escoamento para Cheias Urbanas, Simulação Numérica de Vazões em Reservatórios Alongados Usando Modelos 2D e 1D.

Ver descrição completa

Métodos Numéricos em Recursos Hídricos Vol. 5 - Impresso

Editora:
metodos-numericos-em-recursos-hidricos-vol-5-3e7522.jpg
Impresso

descrição completa


A coleção Métodos Numéricos em Recursos Hídricos chega ao seu quinto volume, apresentando três capítulos.



Capítulo 1 - Um Sistema Computacional de Hidrodinâmica Ambiental: Neste capítulo discute-se vários aspectos práticos pertinentes ao desenvolvimento e às aplicações de um sistema de computação profissional para estudos e projetos em uma vasta gama de corpos de água naturais.



Capítulo 2 - Modelo Matemático de Células de Escoamento para Cheias Urbanas: discute como objetivo geral, a construção de um modelo matemático que permita a representação de enchentes em um ambiente urbano. Em termos específicos, espera-se adaptar o conceito de célula de escoamento para desenvolver esta modelação; propiciar uma capacidade de representação ao modelo que inclua paisagens típicas de uma cidade, mesmo fora da rede de drenagem, de modo a tratar sistematicamente o problema, indo ao encontro de recentes desenvolvimentos nesta área e discutindo aspectos do combate a enchentes no contexto da restauração dos padrões de escoamento da época de pré-urbanização. Estes desenvolvimentos culminam com aplicações práticas ilustrativas da capacidade do modelo, relacionadas a bacias urbanas na cidade do Rio de Janeiro.



Capítulo 3 - Simulação Numérica de Vazões em Reservatórios Alongados Usando Modelos 2D e 1D: O objetivo deste texto é o de complementar o trabalho apresentado por Eiger (1997), no qual foi introduzido um módulo hidrodinâmico 2D simplificado para a simulação do campo espacial de velocidades em reservatórios alongados. Propõe-se, neste trabalho, uma forma de corrigir as questões das vazões, produzindo-se resultados muito próximos daquele obtidos com o modelo hidrodinâmico 2D completo, mas com um tempo computacional muito reduzido. As conclusões obtidas e apresentadas nesta obra sugerem que a metodologia proposta é adequada e computacionalmente vantajosa para a simulação da hidrodinâmica de reservatórios alongados.



 



 

Especificação

AutorPaulo Cesar Colonna Rossman, Flávio César Borba Mascarenhas, Marcelo Gomes Miguez, Rodrigo Otávio Guedes Campos, Sergio Eiger
SumárioSumário
OrganizadorRui Carlos Vieira da Silva
Páginas312
Publicação2001
Formato16 x 23 cm
EncadernaçãoBrochura
Edição1