PROFESSORES E ESTUDANTES TEM BENEFÍCIOS NO NOSSO SITE.

SAIBA MAIS

lg_oficina_textos_branco

  • MEUS PEDIDOS
Buscar no site

Dimensionamento de Pequenas Barragens para Irrigação - Impresso

Livro aborda tópicos relativos à importância e à necessidade de se construir uma barragem: suas principais finalidades, tipos, e elementos constituintes; escolha do local ideal para sua construção; estudo hidrológico da bacia de contribuição (vazão máxima de escoamento, demanda de água e necessidade de armazenamento); entre outros.
Ver descrição completa

Dimensionamento de Pequenas Barragens para Irrigação - Impresso

Editora:
dimensionamento-de-pequenas-barragens-para-irrigacao-35422.jpg
Impresso

descrição completa

Atualmente, a utilização da água de mananciais está condicionada a sua outorga, dada pelos órgãos responsáveis em nível estadual ou federal, especialmente na irrigação, na qual o consumo de água é bastante alto, é comum encontrar situações em que a vazão da demandada seja maior que a outorgável. Nesse caso, a viabilidade do empreendimento dependerá da construção de barramentos para o acúmulo do volume mínimo necessário.



Até pouco tempo atrás, a construção de pequenas barragens era executada de forma rudimentar, sem qualquer estudo técnico de viabilidade, segurança ou eficiência. Hoje, são exigidos, além da outorga, estudos para o projeto, dimensionamento e construção de barragem. O objetivo deste livro é fornecer informações técnicas básicas suficientes para o projeto e dimensionamento de barragens, cuja principal finalidade é o acúmulo de água para a irrigação. A área técnica em que se insere a construção de pequenas obras hidráulicas tais como barragens, é carente em informações; são raras as publicações a respeito do assunto. Neste livro são abordados tópicos relativos à importância e à necessidade de se construir uma barragem: suas principais finalidades, tipos, e elementos constituintes; escolha do local ideal para sua construção; estudo hidrológico da bacia de contribuição (vazão máxima de escoamento, demanda de água e necessidade de armazenamento); dimensionamento do maciço; reservatório e estruturas hidráulicas (tubulação de fundo; tomada de água, sistema extravasor e dissipadores de energia); manutenção de barragens, e desenvolvimento de exemplo de projeto; e dimensionamento de uma barragem para atendimento a uma demanda de irrigação. Espera-se com esta publicação subsidiar profissionais, que trabalham na área hidráulica e hidrológica, para a execução mais segura e eficiente de obras de barramento de água para o consumo na agricultura.

Especificação

AutorJacinto de Assunção Carvalho
SumárioSumário
Degustaçãonone
Páginas158
ISBN9788587692641
Publicação2008
Formato17 x 24 cm
EncadernaçãoBrochura
Edição1